fbpx

Sony DSC-W5

Em 2019 as câmeras acessíveis aos meros mortais, capturam fotos que têm entre 20 e 50 Mp. Na contra mão dessa tendência, comecei a colecionar câmeras digitais antigas e minha primeira aquisição, foi uma Sony DSC-W5.

Num brechó bolorento, amontoada numa cesta cheia de câmeras analógicas e filmadores VHS encontrei a pequena Sony com um cartão de memória de 256Mb. Sem saber se ela funcionava ou não, paguei os 20 Reais que o vendedor pediu por ela, mas não sem antes negociar a bolsa de transporte.

A Sony DSC-W5 foi lançada em 2005 e na época custava US$ 350,00. Em 2019, esse valor compra com folga uma câmera com mais de 16 Mp e algumas são à prova d’água, coisa que a velha Sony não é.

Essa pequena câmera é despretenciosa, de design antiquado e não desperta o interesse nem das pessoas que estão sendo fotografadas, permitindo que o fotógrafo passe despercebido.

As fotos têm resolução mais do que suficiente para postar no Instagram e imprimir e formato A4, desde que haja uma boa iluminação da cena. Não vá esperando milagres em ambientes com baixa luminosidade nem longas exposições. O máximo que você vai conseguir são fotos como essa da ponte estaiada.

Não há vantagem nenhuma em usar uma dessas velhas câmeras ao invés de um celular, mas é um excelente exercício para a forma de ver o mundo.

Relacionados